Energia Solar vale a pena? Confira Tudo sobre o assunto aqui!

energia-solar-vale-a-pena

Energia solar vale a pena? Realmente muita propaganda tem sido feita destes sistemas de geração de energia que são baseados em algo renovável.

Podemos facilmente entender que algo como a luz do sol pode ser capturada sem que ela acabe. Por isso ela estar sempre sendo renovada, basta a parte do planeta em que você está posicionado estar em direção ao sol.

Captar eletricidade solar tem sido um meio bastante barato de combater a energia criada por combustíveis fósseis, além de garantir um preço bem mais em conta na sua conta de luz.

Não é necessário fazer nenhum curso de eletricista residencial SP para entender o básico sobre o assunto. Ainda mais quando só se quer saber se vale ou não a pena fazer uma escolha por este tipo de gerador.

Hoje gostaria de destrinchar este tema, mostrando para você todas as possíveis vantagens e então você poderá fazer a sua escolha de maneira enfática.

Agora, se a sua busca sobre o assunto tem mais uma intenção profissional, ou seja, se você quer realmente trabalhar com este tipo de produção de energia. Então saiba que realmente esta é uma área muito lucrativa.

Mas como todas as coisas nesta vida, seu sucesso irá depender bastante do que você entende do assunto. Não adianta tentar simplesmente fazer o seu melhor na área, e então acabar simplesmente ignorando alguns outros pontos importantes.

O curso com o qual você começa a aprender irá ditar grande parte da sua carreira.

Por isso sempre recomendo para todos as formações livres e profissionalizantes da Engehall. Uma empresa séria que entrega os melhores materiais para todos os cantos e áreas imagináveis da eletricidade.

Confira o material deles sobre energia solar, vale realmente a pena.

Energia solar vale a pena? Confira Aqui

Antes de mais nada eu gostaria de dizer que sim, energia solar vale a pena. Mas é extremamente importante que você saiba corretamente fazer o seu melhor para alcançar resultados de verdade.

Por exemplo, se você está começando a colher resultados para sua empresa, e quer que ela seja mais econômica. Pode ser interessante instalar uma captação de energia solar que seja transformada em eletricidade.

Várias empresas do mercado gastam quantias verdadeiramente abusivas com suas contas de eletricidade.

Porém é necessário ter certeza de que você está com um caixa estável. Não adianta nada instalar um sistema tão robusto e completo, que pode ter uma mensalidade que custe mais do que a própria conta.

Estes valores precisam ser pagos por muitos anos, e é algo que demanda estudo e estratégia.

Para aqueles que gostam de pagar a vista é interessante também notar que o valor pode não ser tão interessante assim. Afinal de contas uma empresa iniciante pode crescer mais com o valor investido em outra área vital.

O fato é que principalmente em imóveis residenciais, o valor do financiamento de uma estrutura dessa chega a valer o mesmo, ou às vezes menos, do que você paga na sua conta de luz.

Então você ao invés de engordar a empresa de distribuição de energia local, acaba investindo este valor para retorno próprio.

Tudo bem, o sistema não é algo eterno, mas dura em média entre 25 e 30 anos.

conjunto-de-paineis-solares

Manutenção simples

A grande verdade que eu preciso trazer aqui é que a manutenção em si não existe. É claro, isto se a instalação foi feita de maneira correta e os materiais foram bem escolhidos.

No caso, minha recomendação para você é que utilize sempre empresas bem respeitadas no mercado. Assim como é importante exigir garantias de que o profissional presente na instalação possua experiência para executar o trabalho.

O que não faltam são pessoas que acabam por terem seus painéis destruídos por fortes ventos ou alguma situação similar.

Entretanto também não posso negar que existe uma atividade quase que rotineira, mas que pode ser executada trimestralmente. Tudo vai depender do seu ambiente.

Esta atividade é a limpeza das placas, pois algumas coisas como o famoso coco de aves, pode acabar com o tempo deixando o produto isolado da exposição ao sol.

É necessário deixar tudo o mais limpo possível, mas não limpo ao ponto de danificar as placas.

Utilize um pano úmido para tirar excessos se as placas estiverem ao seu alcance, ou pode tentar também fazer a atividade com uma mangueira.

Varrer folhas e gravetos também é uma atividade importante para não deixar que a luz seja bloqueada. Mas não exige tanta urgência como muitos imaginam.

Quanto custa um painel solar?

Talvez esta seja pergunta mais comum, e realmente é justa para saber se a energia solar vale a pena.

O fato é que você precisará encontrar o seu consumo de luz, para verificar quanto de energia você vai precisar por dia. Claro, situações de pico, por exemplo um inverno sem muito sol e com água quente e aquecedores ligados, precisam entrar nesta conta para você não ficar no escuro.

Neste caso recomendo que você pergunte ao seu profissional para encontrar um valor mais justo.

Entretanto eu não gosto de sair sem dar ao menos uma resposta parcial sobre o tema. E diria que a média de valores pagos em sistemas utilizados em casas são de R$15000,00.

Algo que pode fazer você ter retorno em uns 5 anos.

Considerações Finais

Acredito ter te dado muita informação produtiva sobre o assunto. Agora a diferença que este artigo irá fazer na sua vida está nas suas mãos. Se você quer realmente encontrar bons resultados em economia comece a pesquisar preços agora.

Jamais contrate a primeira opção, veja se você tem outras para te trazer um resultado bem melhor.

No mais é isso, qualquer dúvida estou à disposição, ok?

Até a próxima!